Qualidade de Vida em Saúde

Quando você vai ao médico, ele/ela informa que agir de acordo com suas orientações vai ajudar no seu caso e consequentemente vai melhorar sua "qualidade de vida".

Mas, o que é qualidade de vida?
Qualidade "é justamente aquilo que precisamos", ou algo que atinge as nossas expectativas, ou vai até além. A satisfação é o resultado de ter a qualidade alcançada.
Por outro lado, vida, de acordo com a Biologia, é um processo contínuo, de duração temporária que começa na concepção e termina na morte. Nele, o ser humano apresenta alguns sinais (como batimentos cardíacos e respiração) e algumas capacidades como as de:

• Crescer e se Desenvolver, Interagir com o ambiente e as pessoas ao seu redor, Ter filhos.

Juntando as definições, qualidade de vida é ter uma existência tal como precisamos ou desejamos.


E como "medir" esta qualidade?

Existem questionários sobre qualidade de vida, por exemplo o SF 36 e o WHOQoL. Geralmente é solicitado que a pessoa dê uma pontuação em números, para cada pergunta, "estimando" algum aspecto que influencie seu jeito de viver. O SF 36, por exemplo, leva em consideração o rendimento do seu corpo, a qualidade das suas relações sociais, vitalidade ou disposição, mentalidade, além da presença de dor que influencie no seu rendimento do seu dia a dia, como trabalho ou estudo. A pessoa qualifica o estado do
ítem tratado na questão no caso dela, segundo o seu nível de satisfação.
Por exemplo:

"Em geral, você diria que a sua saúde é:"

EXCELENTE MUITO BOA BOA RUIM MUITO RUIM

Nós, seres humanos, podemos, segundo nosso sexo, cultura, biologia, crenças e valores, construir a nossa própria descrição de Qualidade de Vida. Pouca coisa é mais importante do que o bom viver. Precisamos levar em consideração todos os aspectos da nossa existência, cuidando de todos, a cada dia.
Podemos compreender nossas forças e mantê-las em bom estado. E trabalhar nossas fraquezas - fazendo o possível para torná-las melhor para nós e para as outras pessoas, por exemplo no lar ou com as nossas amizades.

Assim, uma pessoa pode deixar o tabagismo – e depois respirar com maior facilidade; pode ter uma nova amizade e melhorar sua parte social, ou mesmo desenvolver uma atitude mais positiva e melhorar sua parte mental.

Para concluir, tudo isto é empreender mudanças que farão a diferença em nós e ao nosso redor (inovar), criando assim um clima existencial de qualidade superior. O que podemos fazer para viver
mais e melhor? Como podemos melhorar nossa qualidade de vida? O que influencia nossa qualidade de vida?